ok
         
 
VOCABULÁRIO
 
ARQUIVO
 
Lançamento de Arquivos de Criação: arte e curadoria, de Cecilia Almeida Salles
24.09.2010 por admin

O livro Arquivos de Criação: arte e curadoria discute o objeto artístico e a curadoria em uma abordagem crítica que privilegia o percurso de construção, chamada de crítica de processo. Trata-se de uma série de ensaios sobre processos de criação, desenvolvidos a partir da documentação (cadernos, esboços etc.) de manifestações artísticas diversas: artes visuais, literatura, cinema e dança.

O foco é dado nas especificidades em vários níveis: dos artistas estudados, do curador e do pesquisador. Quantos aos artistas, são apresentados os processos de Paul Klee, Alberto Giaocometti, Regina Silveira, João Carlos Goldberg, Evandro Carlos Jardim, Ignácio de Loyola Brandão, Daniel Senise, Eça de Queiroz, Tomie Ohtake e Luiz Ruffato, entre outros. A produção cinematográfica é discutida a partir dos extras dos DVDs, de alguns cineastas, como Kiko Goifman, Eduardo Coutinho e João Moreira Salles.

Esta publicação oferece, também, uma reflexão sobre o processo de construção de curadorias, como a do evento Redes da Criação (Itaú Cultural). As interpretações das singularidades dos processos apresentados se sustentam no conceito de processo de criação como redes em construção.

A leitura de Arquivos de Criação apresenta ainda uma reflexão metodológica, expondo o modo como estes estudos foram desenvolvidos. Os ensaios levam à proposta de uma crítica de processo, a partir de um mapeamento final sobre algumas características da arte contemporânea.

Lançamento de Arquivos de Criação: arte e curadoria, de Cecilia Almeida Salles

28 de setembro de 2010, terça-feira

Conversas com os artistas Daniel Senise e Evandro Carlos Jardim, às 19h30

Itaú Cultural: Avenida Paulista, 149, São Paulo.

Entrada gratuita.

 
 
CATEGORIAS
LINKS